domingo, 16 de dezembro de 2012

Ayti!!!

Estou atrasada, eu sei. Tinha me prometido (e para algumas outras pessoas) que postaria fotos do Haiti aqui assim que chegasse. Já se passaram 10 dias e nada ainda... Mas a minha desculpa oficial é que já estou em ritmo Haitiano. Tudo aqui é mais lento. É como se o tempo tivesse um ritmo diferente aqui... 

Mas, eu tardo mas não falho! Vamos às primeiras fotos e aventuras do Haiti!

Nesse post não vou colocar nada de trabalho, nem nada muito feio. Só as coisas boas daqui! Depois vou mostrando os outros lados da vida aqui... Mas adianto que estou super feliz no trabalho e adorando os desafios que me esperam! Depois conto mais!

Primeiro, a vista da minha casa. 



Estou super bem instalada, bem perto do trabalho, em um bairro bem tranquilo. Isso não significa que a rua seja pavimentada, nem ao menos lisinha... Hehehe! Buracos por toda parte! Mas essa é a realidade de Porto Príncipe, e tenho que me acostumar com minha nova residência.

Tive a sorte de ter amigos muito queridos que me apresentaram a uma pessoa muito bacana aqui no Haiti: a Fabiana. E logo no primeiro fim de semana já fui passear com ela pelos arredores de Porto Príncipe. Fui com ela, a mãe dela Beth que está visitando, e um amigo Haitiano dela chamado Herold.

Primeiro fomos a uma região chamada Croix-des-Bouquet, onde há um número muito grande de artesãos que trabalham com ferro. Tem umas coisas muito bonitas de decoração (e claro que já comprei coisinhas pra minha casinha que ficou me esperando em Sampa).







Depois passamos em um museu do vodu:


Por fim, fomos almoçar no Museu da Cana de Açúcar, que tem um restaurante muito bom e um ambiente lindo:


No dia seguinte fomos a Fourcy, que é uma região no alto das montanhas próximo Porto Príncipe. O Haiti é muito montanhoso, então tem vários lugares bem altos e legais para ir. E esse é um deles. Lá no topo tem um restaurante bem legal e umas trilhas para andar. 





Pulando para esse fim de semana: fomos pra praia! Me incluí no programa da Fabi e da mãe dela novamente, e foi ótimo! Fomos pra Jacmel, uma praia ao sudeste de Porto Príncipe. Fomos no carro da Fabi, a estrada começou boa e depois foi piorando... Hehehe! Mas a vista é incrível na estrada toda. Temos que "atravessar" uma montanha pra chegar a praia, então subimos um monte pra depois descer.

Esse é um exemplo de um dos milhares de Tap-taps que encontramos pelas ruas e estradas do Haiti:


Vista da estrada:


O hall do nosso hotel em Jacmel. As portas brancas eram dos nossos quartos:


Outra parte do hotel Florita, em Jacmel:




Andando nas ruas de Jacmel:

Máscaras de carnaval:


Minhas companheiras de viagem na praia central de Jacmel:


Praia na frente da casa do Herold:



Meu primeiro mergulho no Caribe!!!


Praia um pouco mais afastada de Jacmel (esqueci o nome da praia):


Meu almoço (porque também sou filha de Deus)!



No dia seguinte, fomos a Bassin Bleu, uma região nas montanhas com cachoeiras e lagoas bem lindas. A estrada é um caos (bom, tenho que me acostumar com isso, esse é o padrão! Hehehe!)



 




Esses foram os primeiros dias. Agora que estou atualizada, vou tentar manter tudo em dia!

O Haiti é aqui!!!

domingo, 30 de setembro de 2012

Safári + Suazilândia

Este será meu último fim de semana em Moçambique! Sábado que vem já estarei voltando para casa. Como passou rápido! Tenho a sensação de que fiz muito menos do que gostaria... Mas acho que é sempre assim, né?

Bom, para curtir este fim de semana fui fazer um programa que desde a minha estadia na África do Sul eu tinha vontade de fazer mas não tinha feito: um safári no Kruger Park, mais reserva animal do tipo na região.












sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fim de semana em Xai-xai

Vou dar mais um "salto" para o fim de semana seguinte. 

Durante a semana toda o cima estava ótimo: sol e calor. Eu, obviamente, fiquei contando os minutos para a chegada do fim de semana. Já estava tudo planejado: como eu tinha que visitar a uma das Instituições de Formação do Ministério de Saúde no interior, escolhi "por acaso" uma que fica em uma cidade de praia! Então eu iria para lá na sexta-feira, passaria o fim de semana, e na segunda-feira trabalharia normalmente.

Acordei na sexta-feira toda animada. Ao olhar pela janela, percebi que o clima estava mudando: nublado, muito vento. Pensei: São Pedro deve estar de brincadeira comigo! Mas não desisti do meu plano! Afinal, já estava tudo organizado para minha viagem, e eu não podia perder a oportunidade.

Lá fui eu de carona com uma colega que trabalha para a JICA (Mie, brasileira descendente de japoneses) que mora em Xai-xai. Esta é a capital da província de Gaza, que é a mais próxima ao norte de Maputo. Foram um pouco mais de 3 horas de viagem. A estrada estava boa. O mais interessante foi observar o relevo e as construções. 




As cidades se formam bem ao longo da rodovia mesmo (como no Brasil). Só que aqui eles fazem o comércio local todo na beira da estrada: vendem frutas, legumes, verduras, tudo bem apoiado no chão! Barraquinha pra que, né?





Vendedoras de frutas, legumes, verduras. Todas "temperadas" com poeira!

Xai-xai é uma cidade pequena mas bonitinha. Tem uma rua principal (na qual tem a praça principal, os bancos, os prédios de governo e o comércio), duas paralelas e umas 15 transversais. A praia fica um pouco afastada do centro, e tem umas casas muito bonitas de veraneio.

A pousada em que fiquei hospedada é uma graça! Chama Boavida Guesthouse. E eu era VIP: a única hóspede! É, acho que essa foi minha primeira "pista" de que os moçambicanos sabiam bem que o clima não ia melhorar.



Sábado acordei toda animada para ir caminhar na praia. E, obviamente, o clima ainda estava horrível. Não desisti e fui. A praia é uma graça, bem grande, com uma barreira enorme de arrecifes que formam "piscinas" naturais. Deve ser uma delícia nadar quando está calor! Eu só me atrevi a colocar o pé...



A praia estava deserta, toda para mim! Por alguns minutos o sol chegou a brilhar e eu, rapidamente, estendi minha canga e "lagartixei". Mas minha felicidade durou pouco, e logo começou a chover novamente... E assim ficou o resto do fim de semana!

Minhas pegadas na praia deserta...




 Olha o céu azul! É mentira...

 Meus companheiros de praia: passantes fugindo da chuva...


As pessoas carregam tudo pesado na cabeça. Aqui, mulheres carregando lenha.


Descobri que só eu mesma que amo a praia a ponto de ir com chuva... Ninguém me acompanhou. Mas também descobri que os moçambicanos são quase tão fanáticos por futebol quanto os brasileiros: a maior chuva, e os times jogando animadamente, com uniforme e tudo!



Resumindo, meu fim de semana foi andar na chuva pela praia, perturbar um pouco a Mie (coitada, como fui sozinha acabei abusando da boa vontade dela e jantando duas vezes na casa dela), e trabalhar. Olhando pelo lado positivo (sempre tem um, né?) eu consegui terminar o primeiro relatório que tinha que entregar no trabalho! Iupii! Só faltam mais dois!

Nem preciso falar que na segunda-feira o dia amanheceu lindo, céu azul e sol rachando, né? Só porque eu tinha que ir trabalhar... Realmente, o Instituto de Formação em Saúde de Chicumbane fica uma graça sob o céu azul:



Não estou entendendo ainda qual é a intenção de São Pedro: se é me fazer ter que voltar a Moçambique  mais uma vez para aproveitar as praias (já que ele me impediu nos dois fins de semana que eu tinha livre), ou se é fazer com que eu não goste de Moçambique e não volte mais! Ainda tenho que descobrir...

Chegando em Maputo, com direito a pôr-do-sol (a foto está ruim porque o carro estava em movimento):