Vou pular alguns dias e ir direto para meu primeiro fim de semana em Maputo.
Foi um fim de semana prolongado: sexta-feira, dia 07 de Setembro, também foi feriado nacional em Moçambique. Coincidentemente (ou não?!?!) foi o dia de assinatura do acordo de Lusaka, dando independência a Moçambique de Portugal. Isso foi em 1974, então o país tem poucos anos de vida independente.
Meu plano inicial era aproveitar o fim de semana e ir para alguma praia no norte de Moçambique, onde dizem que estão as praias mais bonitas. Mas São Pedro resolveu boicotar todos os meus planos e fez chover torrencialmente por aqui. Sim, não chovia desde Março, e foi chover exatamente no feriado que eu queria ir para a praia.
Mas tudo bem. Fazer o que, né? Fiquei em Maputo mesmo, explorando um pouco a cidade (nos momentos em que a chuva deixava).
A sorte foi que conheci um pessoal muito legal na exposição que fui na 4a-feira (do Rafo, sobre a qual falei no post anterior). Então saí com eles. Na 5a fui a minha primeira festa aqui em Maputo. Foi na casa de um casal franco-moçambicano muito divertido (Carol e Sérgio). Muita dança e cerveja, tudo muito divertido. Na 6a-feira fui com meus novos amigos assistir ao jogo do Brasil. Fomos a uma pizzaria, mas lá não estava passando o jogo do Brasil (isso que dá sair só com homens: não sabem planejar nada direito!). Então fomos para a casa de um deles (Jonas), que era bem ao lado da pizzaria, e ficamos tomando cerveja e eles assistiram ao jogo.
No sábado o amigo peruano (Roberto) fez um ceviche na casa dele. Éramos umas 12 pessoas. Muito divertido. O jantar começou às 19h e terminou às 2h. Algumas fotos:
Roberto e seu ceviche
A tchurma
Fomos pra casa? Não, claro que não! Fomos pra balada. No caminho, primeiro encontro com a polícia moçambicana. Param o táxi e pedem nossos documentos. Um de nós estava sem documento. Começa o lenga-lenga. Discussão, policial com ego enorme, querendo dinheiro. Eu me recusei a pagar e falei que preferia ir pra delegacia. Voltei pro táxi. No final, pagaram ao policial. Continuamos nossa viagem.... e fomos parados NOVAMENTE! Desta vez, o colega conseguiu dar um perdido nos guardas quanto à falta de documento (truque velho: falou com um que tinha mostrado para o outro, e vice-versa). Mas aí os guardas implicaram que uma das colegas estava só com a cópia do passaporte. Novo bate-boca. Nova encheção de saco. No final, ela mostrou um monte de documentos dela e nos deixaram ir. Chegando na balada (Coconut Louge), mais uma surpresa: não queriam deixar nossa colega entrar porque ela estava sem salto!!! Quase morri de rir! Mas conversamos e nos deixaram entrar. Ufa! Sinceramente, nem era lá essas coisas o lugar. Bem "elite" decadente. Música de balada (que não curto), com direito a Michel Teló... Mas, como quem tá na chuva é pra se molhar, dancei tudo o que podia.
Cheguei em casa às 6h, bem a tempo de trocar de roupa e descer para pegar o táxi e ir pra praia. Sim, seguindo o exemplo da minha querida amiga Lud Borges: fui de virote! Hehehe! Mas foi ótimo!
Peguei um barco às 7h, que levou umas 2 horas até a ilha de Inhaca. É uma ilha bem na frente Maputo, praticamente deserta. Só tem uma vila bem pequena, um hotel Pestana enorme. E só.
Óculos escuros para esconder a cara de sono. Mas o cabelo sem lavar entrega, né?
Aproveitei para fazer o que mais gosto de fazer na praia: dormir! Foi ótimo, relaxante. Tudo o que eu precisava.
Chegando na ilha, com o segundo barquinho...
A vila de Inhaca
O agitado centro de Inhaca!
Sol e mar!
O mais interessante da viagem: nós pagamos pelo barco Maputo-Inhaca. Mas o barco não consegue chegar até o porto de Inhaca (por questões de profundidade), então ele para no meio do mar. Aí vem uns barquinhos para nos buscar e levar até a praia. E temos que pagar novamente por esses barquinhos! A outra opção? Nadar! Hehehe! E não é perto! Vai entender a lógica...
O barquinho voltando para o barcão. Medo de virar? Que isso?!?!?! Hahahaha!
Voltando para Maputo. A cidade é bonita vista deste ângulo!
Um comentário:
Anna Jolie!!!!! Obrigada pela parte que me toca. De virote, é sempre coool! Hahahaha Saudadeee! Vamos chegar praticamente juntas em SP. Coloca mais fotitos!!!
Bjos,
Lud.
Postar um comentário